
Em vista de preparar a XIX Conferência Ibero-americana de Ministros de educação que acontecerá em Lisboa, Portugal, 20 de Abril
Nota-se a constante preocupação de reiterar juntamente com as autoridades dos países membros o compromisso com as Metas 2021, o que nos parece imprescindível, haja vista o histórico de rupturas de continuidade dos projetos institucionais quando cambiam os governos nos países da América Latina.
A compreensão da responsabilidade social está presente nos documentos sob vários aspectos. Destaco aqui o mínimo que, desde o ponto de vista da cidadania, é interessante observar dentre as propostas já realizadas em 2008.
Assim é afirmado o reconhecimento da educação não-formal, para abarcar os coletivos que estão fora da escola ou cujas aprendizagens se realizam nesses contextos.
Da mesma maneira, a afirmação da existência de uma visão compartida da educação como responsabilidade social, considerando-se fundamental que o projeto seja assumido pela sociedade, de tal sorte que os países se engajem em seu debate para que seja vivido como algo próprio.
No que diz respeito à melhora da qualidade da educação e da educação técnico-profissional nota-se a promoção da leitura e a melhoria do funcionamento das bibliotecas, além da utilização das TICs nas práticas educativas.
As inúmeras propostas e os muitos projetos em andamento são excelentes e a participação está aberta aos profissionais de educação nos foruns sobre a realização das metas para 2021.
| Tema |
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| Marzo | TIC y educación (foro cerrado consulte los aportes) |
| Abril | |
| Lectura | |
| Mayo | Educación Técnico Profesional |
| Mujer y educación | |
| Junio | Espacio Iberoamericano del Conocimiento |
| Evaluación | |
| Julio | Docentes |
| Educación Artística | |
| Agosto | Educación inclusiva |
| Alfabetización | |
| Septiembre | Inversión y cooperación |
| Competencias básicas | |
| Octubre | Acceso y permanencia en una educación de calidad |
| Noviembre | Debate de cierre |

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