quinta-feira, 19 de março de 2009

ABL anuncia o lançamento da 5ª edição do VOLP


Uma língua viva não pode deixar de ser renovada. A comunidade de língua portuguesa é muito numerosa e diferenciada. O novo acordo ortográfico é positivo e vem fortalecer nossa língua.

A Web da ABL informa que a Academia Brasileira de Letras está celebrando o lançamento em volume do novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa e que o mesmo em breve estará acessível em versão digital.


Veja nesta postagem o comunicado e a Nota de Esclarecimento que a Web da ABL divulgou.

*****

ABL anuncia o lançamento da 5ª edição do VOLP

O Presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni, anunciou que será no próximo dia 19, às 17h30min, no Petit Trianon, o lançamento da quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), que incorpora as novas normas estabelecidas pelo Acordo Ortográfico de 1990, regulamentado no Brasil por força de decretos assinados pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ABL, no dia 29 de setembro do ano passado, e já em vigor desde 1º de janeiro deste ano.

O volume, de 887 páginas, contém 349.737 vocábulos, apresentados sob forma de lista, por ordem alfabética, incluindo-se a classificação gramatical de cada um, além dos estrangeirismos (cerca de 1500), que aparecem na parte final da obra. A impressão foi confiada pela ABL à editora Global.

Sandroni afirmou que, com o lançamento, “a Língua Portuguesa deixa para trás a condição de ser idioma cujo peso cultural e político ainda encontrava, na vigência de dois sistemas ortográficos oficiais, um entrave ao seu prestígio e difusão internacional”.

O Presidente da ABL acrescentou que “esta edição se apresenta aumentada em seu universo lexical, corrige falhas tipográficas e oferece informações ortoépicas sobre possíveis dúvidas resultantes do emprego de algumas das normas ortográficas”.

O Acadêmico Cícero Sandroni também informou que, antes do dia 19, a Academia deverá entregar, em Brasília, alguns volumes prioritários ao Presidente Lula, aos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados e aos Ministros da Educação, Cultura e Relações Exteriores.

Nota Explicativa

A ABL também apresentou hoje texto de Nota Explicativa na qual informa sobre os procedimentos metodológicos seguidos na elaboração desta 5º edição do VOLP.

O Acadêmico Evanildo Bechara, Coordenador da Comissão de Lexicografia e Lexicologia da ABL (integrada por ele e pelos Acadêmicos Eduardo Portella e Alfredo Bosi), disse que, “com a realização deste trabalho, a ABL traz contribuição relevante ao sonho de unificação ortográfica acalentado por tantos filólogos portugueses e brasileiros. Acreditamos ter contribuído para a a elaboração do futuro Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, tarefa não só proposta pelos signatários do novo Acordo, mas que foi também sonho dos fundadores da ABL em 1897”.

Sobre a Nota Explicativa, Bechara ressaltou a importância de que a opinião pública seja corretamente informada a respeito dos quatro princípios norteadores adotados pela ABL e que “garantem fiel compromisso aos propósitos dos signatários oficiais do Acordo”.

São esses os seguintes princípios:

* respeitar a lição do texto do Acordo;
* estabelecer uma linha de coerência do texto como um todo;
* acompanhar o espírito simplificador do texto do Acordo.
* preservar a tradição ortográfica refletida nos formulários e vocabulários oficiais anteriores, quando das omissões do texto do Acordo.

O Acadêmico Evanildo Bechara alertou para a necessidade de que a correta assimilação das modificações ortográficas dependerá, com mais facilidade, do adequado conhecimento que as instituições de ensino, editores, o público em geral tenham a respeito das normas ortográficas vigentes até 1990.


*****

Nota de esclarecimento

Corre uma informação deturpada em revista especializada em Língua Portuguesa segundo a qual o Vocabulário Ortográfico elaborado pela Academia Brasileira de Letras (que será lançado em Brasília no dia 18 de março e, no dia 19, na sede da ABL, no Rio) contrariaria o Art. 2º do texto oficial do Acordo, já que o texto legal, no seu Art. 2º, propõe a elaboração de um vocabulário ortográfico comum da Língua.

Neste sentido, a ABL, ao elaborar o VOLP, ter-se-ia antecipado e contrariado o que dispõe o texto do Acordo.

Todavia, o que o Art. 2º propõe e para tanto convida as instituições e órgãos competentes, é a elaboração de um vocabulário comum no que se refere às terminologias científicas e técnicas.

A boa teoria lexicográfica e lexicológica distingue o vocabulário da língua comum do vocabulário das terminologias científicas e técnicas.

Por isso, a notícia é totalmente destituída de fundamento.

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS



Saiba Mais na Web da ABL

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Produção J. Lumier Profissional Blog by Jacob (J.) Lumier is licensed under a Creative Commons Reconocimiento-No comercial-Sin obras derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.oei.es.

Livro de sociologia

Livro de sociologia
Estudo sobre as ambiguidades dialéticas

JACOB (J.) LUMIER PROFISSIONAL

JACOB (J.) LUMIER PROFISSIONAL

Sociologia: Obras, Ensino e Consultoria

CONSULTORIA:

As Relações humanas nos diversos ambientes.

Áreas:

(a) – (Aspectos de sociologia geral) As organizações e os determinismos sociais; Os agrupamentos sociais particulares, As formas de Sociabilidade: os Nós e as relações com outrem.

(b) – (Comunicação Social e Psiquismo Coletivo)
A Individuação e as Mentalidades.


ENSINO:

Áreas de Comunicação Social e Sociologia.

(a) – O mundo da comunicação no Psiquismo Coletivo

(b) – Sociologia do Conhecimento

(c) – Sociologia e Saber Histórico

(d) – Microssociologia e Dialética


Biblioteca Virtual

OBRAS:

# Áreas de Sociologia do Conhecimento e de sociologia da literatura

Ver neste website.

***

Firma Individual

PLSV - Ensino, Pesquisa e Consultoria em sociologia.

Para empresas, entidades e associações. Eventualmente para órgãos da administração pública direta ou indireta.

Prestação autônoma com referência na classificação internacional de Serviços.

Atividades básicas: Elaborar, supervisionar, orientar, coordenar, planejar, programar, implantar, controlar, dirigir, executar, analisar ou avaliar estudos, trabalhos, pesquisas, planos, programas e projetos atinentes à realidade social em vista de oferecer provimento de treinamento, educação, atividades culturais e publicação de livros.

Atividades conexas: Participar da elaboração, supervisão, orientação, coordenação, planejamento, programação, implantação, direção, controle, execução, análise ou avaliação de qualquer estudo, trabalho, pesquisa, plano, programa ou projeto global, regional ou setorial, atinente à realidade social em vista de oferecer provimento de treinamento, educação, atividades culturais e publicação de livros.

***


BUSCADOR PARA ESTE BLOG

Noticias de Ciencia y Universidad para el Desarollo Sostenible OEI

Deixe sua mensagem, encomende seu livro ou formule sua demanda consultiva.

Então? Achou interessante?

Noticias OEI

Oficina da Monografia Blog

ARTIGOS SOCIOLÓGICOS

Quem sou eu

Minha foto
Autor de ensaios sociológicos

Pesquisar em cento e cinquenta websites selecionados em Ciências Humanas e Sociais.

Google Custom Search

La Web organizada por temas en categorías.

Pesquisar no Portal MEC. br